sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Paz...

Paz ao sonho dos que têm tempo para a leitura.
Paz aos cansados.
Mahmoud Darwish, poeta Palestiniano (1942/2008)

Cruzei-me com esta frase hoje, enquanto lia o jornal. Aparentemente não registei, mas umas horas depois ela surgiu no meu consciente. E dei por mim a reflectir sobre pessoas, que como eu precisam de livros e de ler para sentirem que fazem sentido e que, por esta ou aquela razão, mais ou menos grave, deixam de ter acesso a livros e à leitura. Pessoas que deixam de ter acesso às coisas mais básicas da vida. Se deixam de ter como se alimentar, como se abrigar da intempérie, como se defender da loucura que anima outras estranhas pessoas, como hão-de saciar o espírito no meio das letras que outros alinharam.
E dei comigo a observar-me e uma vez mais a pensar como tenho sorte de me ter calhado esta vida. Se por vezes me queixo é porque, por momentos, não dou o valor merecido ao que tenho. Ainda que efémero, como tudo o que nos rodeia, tenho muita sorte por poder dispor de livros para ler, música para ouvir e a tranquilidade necessária. E ainda me resta tempo e paz para o sonho.
Que todos pudessem ter a sorte que eu tenho.

1 comentário:

Rafael Vida disse...

Oie...olá! Boa noite! Boa mensagem. Parece q o blog acabou né!? Mas o q vc quer dizer exatamente com o título " segredos das letras "? Você se efere ao poder das palavras, igual ao que diz a Bíblia? onde devemos pensar seriamente antes de preferir qualquer afirmação?(por medo de castigo)